domingo, 3 de maio de 2009

PROJECTO DE IMPLEMENTAÇÃO
DO TEMPO DE SILÊNCIO, DA MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL- MT E DO VOO IÓGUICO*[1]
NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES







PROJECTO DE IMPLEMENTAÇÃO DO VOO IÓGUICO*[2] NAS ESCOLAS



‘Da mesma forma que ao actuarmos ao nível da seiva de uma dada planta nos é facultado atingir todos os seus diferentes aspectos, quer sejam as folhas, o caule, as frutas, as flores (…) Este conhecimento da Lei Natural é de natureza global e daí, pode defrontar com sucesso a resolução de problemas que são dessa mesma escala global’ - Maharishi.


1. NECESSIDADES DE FORMAÇÃO

1.1 Carácter da disfunção:

Apresentamos à consideração dos Educadores a dificuldade de solucionar a curto prazo a tendência para a agressividade e violência nas escolas que aliadas ao insucesso e abandono escolar precoce se vêm tornando um sério obstáculo à competitividade e à qualificação dos recursos humanos da juventude do nosso país, contribuindo pela negativa para a tão desejada convergência nacional para as médias europeias.
Consideramos que o traço fundamental deste tema se inscreve na emergência do stresse na vida das comunidades educativas por razões de escala global.
Desta forma, dada a vastidão do pano de fundo sociológico, não é possível sugerir uma resposta eficiente sem que a mesma se instale ao nível desta mesma escala global. É precisamente aqui que afirmamos a nossa mais-valia.

1.2 Metodologia Proposta:

Recentemente escolas secundárias e universidades da América Latina e nos EUA desde há mais de três décadas, têm recorrido à introdução de uma disciplina/actividade extra-curricular nos seus estabelecimentos de Ensino. Trata-se do Voo Ióguico.
Trata-se de uma tecnologia psicofisiológica em que o estudante experimenta um grau máximo de integração da mente e do corpo, ao mesmo tempo que se dá um fenómeno de auto-reordenamento e orientação positiva do inventário pessoal.
Este inventário inclui a melhoria da auto-imagem, o desenvolvimento da auto-estima, a independência de campo, melhoria da memória, entre outros. A aprendizagem desta técnica chamada de Voo, mas que também pode ser nomeada de salto ou ‘pulo quântico’, pode ser feita nos ginásios ou instalações desportivas de qualquer Escola, devidamente orientada por um professor ou monitor certificados.

A implementação deste treino requer incondicionalmente a precedência de aprendizagem de uma outra técnica neurolinguística, que está patenteada internacionalmente como Meditação Transcendental (MT) desde 1957.
O Programa designa-se, MT-Sidhi e Voo-Ióguico, sendo que MT se refere a Meditação Transcendental (que dissolve a turbulência e ansiedade dos indivíduos) e, Sidhi, refere-se a técnicas que promovem o conhecimento no contexto dos Valores de plena integração psicossocial dos participantes.
A concepção deste Programa de auto-desenvolvimento deve-se ao maior cientista mundial em consciência, na actualidade, o físico e sábio indiano Maharishi Mahesh Yogi.

A Maharishi European Research University (MERU) na Holanda e, a Maharishi University of Management (MUM), nos Estados Unidos, dispõem de um leque vastíssimo de cientistas e especialistas neste domínio da EDUCAÇÃO BASEADA NA CONSCIÊNCIA - EBC, como por exemplo, o Dr. Ashley Deans, Dr. Bevan Morris e Dr. John Hagelin. Os promotores deste Programa nas Escolas de Portugal têm a honra de ser reconhecidos directamente pela MERU.

1.3 Resultados pretendidos:

Na sequência do que foi exposto pretendemos uma redução significativa (aferível pela situação particular do estabelecimento de ensino e pela dimensão do projecto) dos índices de abandono e insucesso escolar e violência escolar, através da implementação do Voo Ióguico nas Escolas quer públicas, quer privadas.

2. PLANEAMENTO DO PROJECTO

2.1 Objectivos Gerais:


A exemplo do que a seguir se expõe:

‘Depois de um ano de prática do programa de Meditação Transcendental os estudantes de uma escola básica mostraram resultados significativos nos Testes Iowa de Competências Básicas, um teste padronizado a nível nacional (ref.1). Um segundo estudo revelou resultados significativos nos alunos do ensino secundário (dos 9ºs aos 12º anos) nos Testes Iowa de Desenvolvimento Educacional (ref.2). Um terceiro estudo (ref.3) revelou que a quantidade de tempo da prática pelos estudantes do programa de Meditação Transcendental estava significativamente correlacionada com a concretização académica, independente do QI dos estudantes.’
Bibliografia:
1. Education 107 (1986): 49–54.
2. Education 109 (1989): 302–304.
3. Modern Science and Vedic Science 1 (1987): 433–468.

2.2 Objectivos específicos:
Eis alguns dos trabalhos científicos publicados que apontam consistentemente para o alcance dos seguintes objectivos específicos:
Aumento de Inteligência nos estudantes dos Ensinos secundário e universitárioJournal of Personality and Individual Differences 12 (1991): 1105–1116.Perceptual and Motor Skills 62 (1986): 731–738.Dissertation Abstracts International 38 (1978): 3372B–3373B.
Desenvolvimento do sucesso académico nos estudantes do secundário e universitárioBritish Journal of Educational Psychology 55 (1985): 164–166.Scientific Research on the Transcendental Meditation Program: Collected Papers, Volume 1 (1977): 393–399.
Desenvolvimento da MemóriaMemory and Cognition 10 (1982): 207–215.Scientific Research on the Transcendental Meditation Program: Collected Papers, Volume 1 (1977): 385–392.
Níveis de Maturidade Moral mais elevadosDissertation Abstracts International 36 (1975): 4361A–4362A.
Aumento do Campo de Independência – Aumento da Resistência à Distracção e Pressão SocialPerceptual and Motor Skills 39 (1974): 1031–1034.Perceptual and Motor Skills 65 (1987): 613–614.
Maior interesse nas actividades académicasWestern Psychologist 4 (1974): 104–111.Dissertation Abstracts International 38 (1976): 649A–650A.


Maior orientação Intelectual e CientíficaWestern Psychologist 4 (1974): 104–111.Dissertation Abstracts International 38 (1976): 649A–650A.
Aumento da Realização PessoalEducation 107 (1986): 49–54.
Diminuição da Taxa de Abandono Escolar e Aumento do Auto-conhecimento entre adolescentes economicamente desfavorecidosDissertation Abstracts International 38 (1977): 3351B.

2.3 Selecção dos estudantes:
Os estudantes interessados na participação deste Projecto deverão ter pelo menos 12 anos de idade e, estar munidos (através dos seus encarregados de educação) de uma autorização por escrito, a fim de poderem frequentar as aulas da Actividade Voo Ióguico.
Nota: Os professores ou os pais que o desejarem podem também ser incluídos no projecto.

PROGRAMA DE MT-SIDHI – VOO IÓGUICO
I PARTE
- APRENDIZAGEM E PRÁTICA DE MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL (MT) DURANTE A INSTITUIÇÃO DO TEMPO DE SILÊNCIO
Caracterização: A MT é uma técnica que se pratica sem qualquer tipo de esforço durante cerca de 15 a 20’ durante o Tempo de Silêncio. Apenas requer que o indivíduo feche os olhos em silêncio e, confortavelmente sentado, utilize de forma lúdica um som (assim como nos lembramos de algo, um pensamento… por exemplo) seleccionado por um professor qualificado,
Esta Tecnologia mental é dirigida a toda a comunidade educativa, dado que a sua utilização não depende de idade, religião, nível social, cultural e ideológico dos participantes.
A fim de não dividir fisicamente as turmas – no caso de não participação na prática da MT por parte de alguns dos seus alunos, são fornecidas alternativas de acordo com os alunos para actividades silenciosas durante o Tempo de Silêncio compatíveis e em coexistência com o mesmo.
A aprendizagem é feita em cerca de 6 sessões/45’/turma, começando numa 6ª feira e terminando na 6ª feira seguinte.

Sumário das sessões:
1ª – Introdução aos fundamentos científicos da MT e os seus benefícios na Educação.
2ª – Origem e mecanismos da metodologia.
3ª- Aprendizagem personalizada.
4ª- Primeiro dia de Verificação e Validação da prática.
5ª- Os Efeitos da MT na mente e no corpo.
6ª- Exposição sobre o desenvolvimento do pleno potencial humano.

II PARTE
- PRÁTICA DIÁRIA COLECTIVA POR TURMA
Este é o momento de aplicação dos conhecimentos adquiridos, que dura em avaliação continuada ao longo dos 3 meses seguintes.
Por cada sessão prática haverá registo de presenças.
Sugere-se (para concepção dos horários das diferentes turmas) a prática por turma de duas vezes por dia, antes do início das aulas e no final do dia de aulas.
Sugere-se ainda a hipótese de abertura da escola aos sábados e domingos para os alunos que desejem aprender técnicas complementares de respiração dinâmica, posturas de relaxamento neuro-muscular e auto-diagnose através da leitura de pulso, que correspondem respectivamente ao pranayama, yogasana, nadivigyan do Ayurveda Maharishi.
No final desta fase, haverá uma classificação dos alunos, que desde que seja positiva permitirá o acesso à III parte do Projecto que consta da aprendizagem dos Sidhi e do Voo Ióguico.

III PARTE
- APRENDIZAGEM DOS SIDHI-VOO IÓGUICO
Como atrás foi referido, vimos que os estudantes se livram mais facilmente da distracção e pressão generalizada do meio social a que estão sujeitos (aliás, como os seus professores, pais e todos nós) libertando e dissolvendo o stresse, a hiperactividade, a ansiedade, a falta de confiança em si próprios, a turbulência, ou mesmo prevenindo a incidência do burnout nos professores, através da prática continuada da MT – a nível pessoal.
Caracterização: Agora, os estudantes vão aprender novas técnicas em que a necessidade utilização de roupa e de recintos de prática de ginástica, ou dança, são condição imperiosa. Dá-se aqui uma verdadeira viragem, em termos didácticos. Os alunos precisam também de colchões de protecção dados os inúmeros pulos ou ‘saltos quânticos’ enquanto praticam o Voo-Ióguico. Trata-se de uma das técnicas dos Sidhi, em que no momento de máxima coerência e sincronia (na actividade das ondas cerebrais tipo alfa) o indivíduo experimenta espontaneamente que o corpo se eleva no ar e começa a saltar, literalmente sem esforço, (ver figura na capa).
Por outro lado, os efeitos das técnicas ultrapassam o mero contexto de benefício individual para o praticante e ganham um contorno de facto social, pois produzem um acentuado efeito de melhoria da qualidade de vida nas imediações do grupo de praticantes. Este efeito, designado por Efeito Maharishi, tem sido repetidamente comprovado desde 1972. O Efeito Maharishi é mais rapidamente produzido por grupos de voadores ióguicos, sendo a sua intensidade directamente proporcional ao número de praticantes.
Quanto à elucidação dos mecanismos deste fenómeno e da criação do epifenómeno da melhoria da qualidade de vida e da pacificação do meio ambiente, podemos traçar um curto exemplo lógico, através do Efeito Meissner da Física: Num condutor eléctrico comum os electrões desordenados e incoerentes permitem a penetração de um campo magnético externo.
Num supercondutor, o funcionamento colectivo e coerente dos electrões espontaneamente exclui um campo magnético externo e mantém a sua condição de impermeabilidade.
Quando a influência da coerência gerada pela prática em grupo do Programa MT-Sidhi Voo Ióguico alcança suficiente intensidade, a consciência colectiva é elevada a um estado de maior integração e repele qualquer influência negativa vinda do exterior, beneficiando as aspirações mais caras da população, bastando para tal, o número de cerca de 400 voadores ióguicos para o colectivo nacional; uma vez que para este efeito possa ocorrer é necessário somente que a raiz quadrada de 1% da população do país o pratique.

O acontecimento mais recente foi a retumbante reunião na Holanda de 400 voadores ióguicos entre 12 de Abril e 12 de Julho de 2006, para espanto dos observadores dos registos dos indicadores sociográficos relativos à Holanda*. O Governo holandês fora informado pormenorizadamente sobre o Efeito Maharishi com antecedência, por parte de Raja Willem, um dos responsáveis pelo Projecto.
*Press Release: Highlights of Governmental and Economic Effects of Invencibility Course – Holland, compiled by Dr. Paul Gelderloos, July 2006, MERU.
3. PERFIL DO PROJECTO
3.1 Modalidade: Actividade Extracurricular
3.2 Área de Actuação: Prevenção do Abandono, Insucesso e
Violência nas Escolas.
3.3 Designação do percurso: Orientação Sócio-Educativa
3.4 Duração: Um ano lectivo
3.5 Organização: Eduardo Espírito Santo, Paulo Côrte-Real e Margarida Cerejeira.

4. ENQUADRAMENTO
4.1 Actividades principais: Levar aos estudantes um tipo de conhecimento sistemático e promotor de valores e atitudes como a assertividade, a plena dignidade humana, a cidadania activa, a alta sinergia, a realização pessoal que integra ampara e responsabiliza o indivíduo a nível comportamental, a nível societário e ambiental. Através do desenvolvimento da correlação mente-corpo a partir da experiência regular do Voo Ióguico, o estudante beneficia de desenvolvimento cerebral cientificamente validado e proporcionado pela implementação do Programa MT-Sidhi Voo Ióguico.

5. MEIOS A DISPONIBILIZAR
Salas de Aula, com dimensões regulamentares, ginásio, colchões.
o Quadro de Porcelana, retroprojector e écran de projecção, Televisão e vídeo.




6. FINANCIAMENTO DO PROJECTO
A analisar proposta conjunta às instituições humanitárias que desejem associar a sua imagem ao Projecto.

7. PESQUISA CIENTÍFICA E AVALIAÇÃO
Os Organizadores do Projecto poderão realizar relatórios de pesquisa científica sobre os resultados individuais dos participantes quanto ao acompanhamento dos mesmos, ao longo da aplicação do Programa, mediante questionário psicológico, quer a nível colectivo, no sentido de detecção de registos constituintes do Efeito Maharishi, que vai além dos indicadores a nível individual.

8. BIBLIOGRAFIA
AAVV, SCIENTIFIC RESEARCH ON MAHARISHI’S TRANSCENDENTAL MEDITATION AND TM SIDHI PROGRAM, Collected Papers, Fairfield, MUM Press, 1997, (vols 1-6)
DEANS, A., A RECORD OF EXCELENCE, The remarkable success of Maharishi School of the Age of Enlightenment, Fairfield, MUM Press, 2005.
HAGELIN, J., MANUAL FOR A PERFECT GOVERNMENT, Fairfield, MUM Press, 1998
MUM org, THE MAHARISHI EFFECT, Fairfield, MUM Press, 1991
RESEARCH – INDEX TO AN ONLINE BOOKLET OF CHARTS, Fairfield, MUM.




[1] Parte integrante da Tecnologia Maharishi do Campo Unificado (TMCU), através do Programa MT-Sidhi-Voo Ióguico. (Foto: Grupo de estudantes da MUM praticando o Voo Ióguico)
[2] Parte integrante da Tecnologia Maharishi do Campo Unificado (TMCU), através do Programa MT-Sidhi-Voo Ióguico.

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